ESPAÇO LITERÁRIO

                            POESIAS 2015

Poemas dos livros: 
* "Menino narigudo" (autor: Walcyr Carrasco) e
* "Pivete" (autor: Henry Correa de Araujo).
 Estes poemas foram criados pelos alunos do 6º 1 vespertino, após lerem os livros citados.

 Disciplina Português - Professora: D. Silene.
  
  Poema do livro "Menino narigudo"
                        Walcyr Carrasco

  Cirano tinha um nariz
  A natureza exagerou
  O que lhe atrapalhou
  Ele não tinha namorada
  Garota nenhuma por ele era apaixonada

  Cirano muito sofria
  Por estar sempre em fria
  Gigante e tenebroso
  Seu nariz era monstruoso

  Cirano a viu de longe
  E encheu seu coração de felicidade
  Era paixão bem realista
  pois era amor a primeira vista

  Uma revelação
  Em Cirano um aperto no coração
  Era uma dor
  A menina que gostava tinha outro amor

  Roxane foi assaltada
  ficou muito assustada
  foi um estranho ajuda-la
  e ela ficou apaixonada.

Alunos autores:
- Matheus, Mirely, Pedro Lucas, Sofia e Victor (6º 1 V.)

....................................................................................... 


Poema do livro: "Pivete"
                                                          Henry Correa de Araújo





  Pivete ia crescendo
  E moleque ia ficando
  no morro onde morava
  só vivia aprontando




Malvadeza quer dinheiro

Pivete foi arranjar
na venda do Ambrósio
o dinheiro foi roubar




 Pivete estava prestes a fugir

 Seus amigos resolveram ir

 Começaram a roubar
 na verdade queriam trabalhar
 para se sustentar

 Com cara de bandido
 não arrumam emprego
 Ninguém é amigo
 de cara que mete medo

 Pica-pau foi preso
 pois queria sabotar
 Os clientes muito espertos
 a policia quis chamar

 Não sabiam o que era brincar
 seus brinquedos eram os sonhos
 Pivete queria voltar ao morro
 orgulhoso e risonho

 Era manhã de domingo
 A turma queria nadar
 Pica-pau teve a ideia
 De no jardim zoológico
 A tarde inteira ficar

 Disparada está mal
 Um plano vão ter que arriscar
 Para ao hospital levar
 E seu amigo salvar

 Vai ser perigoso
 muito arriscado
 Ele é corajoso
 Apanhou sem ser culpado

 Depois de tanto estudo
 Foram se formar
 Disparada foi solto
 Para a todos alegrar

 Para a cidade
 Eles iriam voltar
 Mas agora, é diferente
 O bem eles iriam espalhar.


Alunos autores: 
Carolyne, Giovana, Laura, Joice, Livia, Gabriel, Camilly,Eryka, Gabrielle, Maria, Maria Eduarda e Eduarda - (6º 1 V).
  

....................................................................................... 


Redações desenvolvidas pelos alunos dos 5º anos A Matutino e Vespertino da Prof.ª Evanir 
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 2015
PROGEA - MG
MONITORA SOLDADO CÍCERA


Conscientizando o nosso futuro
                       (Ana Luisa do 5º A matutino - 1º Lugar nas redações matutino)

O PROGEA é um Programa de Educação Ambiental que nos ensina a cuidar melhor do nosso Planeta e da nossa vida.
Curso ministrado pela soldado Cicera, com participação de Leydiane presidente do Codema, com duração de 12 encontros.
 Nós da Escola Carmem Celina do 5º ano, aprendemos sobre o desmatamento, poluição do ar e do solo, como prevenir queimadas e também descobrimos os 5 R's que são: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
 Em um desses encontros a nossa classe foi visitar a usina de triagem local onde separam o lixo orgânico do lixo reciclável do não reciclável.
Houve uma eleição entre dois grupos (turma dos 5 R's e A.M.A ) para eleger o Clubinho Ambiental para assumir a continuação da conscientização das pessoas para ajudar a cuidar melhor da escola e da limpeza do local onde vivemos.
No penúltimo encontro houve um questionamento sobre o que aprendemos, foi um sucesso porque posso fazer o mesmo com a minha família.

 Eu Ana Luisa do 5º A matutino agradeço principalmente a soldado Cícera, a escola e a professora Evanir por ter apoiado o curso. OBRIGADA! 


O que é o PROGEA?
                            (Aluna Lirian  - 5 º A Matutino - 2º Lugar nas redações matutino)

      PROGEA é um programa de educação ambiental que aconteceu em 12 encontros e foi ministrado pela Soldado Cícera  com a participação da Leydiane presidente do CODEMA.
      Nós começamos este programa com o desenho inicial, lemos as histórias: O despertar do pequeno Zeca, A Necessidade de Juca e o Meio ambiente e Pescando com o Vovô Jeremias, fazendo sempre comentários sobre as mesmas e aprendendo cada vez mais como proteger o meio ambiente. Logo depois fizemos uma visita a usina de triagem, lá aprendi o que acontece com o lixo de toda a cidade de Presidente Olegário e por fim o desenho final.
        Após a visita nós elegemos o clubinho ambiental, que foi um debate entre as chapas: Turma dos 5 R's e A.M.A (Amigos do Meio Ambiente). A chapa vencedora foi a  A.M.A depois tivemos um seminário, o qual discutimos sobre o Programa que estamos conversando e o Clubinho Ambiental juntamente com autoridades presentes, formas de como proteger o meio ambiente do nosso município.
    Eu, Lirian aluna do 5° ano A matutino, agradeço as pessoas que contribuíram, por me ter dado essa oportunidade, a soldado Cícera, a Leidiane,  a professora Evanir e a escola.
    Se quisermos um mundo melhor, todos temos que colaborar, economizar e lembrar dos 5 R's: Reduzir, Reutilizar, Recilar, Repensar e Recusar.
 OBRIGADA! 

PROGEA em ação
(Ana Clara aluna 5º A matutino - 3º Lugar nas redações matutino)

PROGEA é um Programa de Educação Ambiental, nele aprendemos zelar bem do nosso meio ambiente. Ministrado pela Soldado Cíicera e com a participação da Leydiane, presidente do CODEMA. Esse programa foi feito em 12 encontros que me alertou para zelar melhor da natureza.
 No primeiro encontro lemos uma história chamada “O despertar do Zeca” que fez os meus  colegas e eu abrirmos os olhos. Discutimos sobre queimadas, desmatamentos e o lixo, fomos fazer uma visita na usina de triagem, que é onde separam os materiais recicláveis dos não recicláveis, aprendi a não poluir, pular no mar com o bote, reaproveitar materiais, os cinco R's: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e realizar.    
Fizemos, dias depois, o Seminário com a turma do PROGEA. De tarde debatemos o que esse programa nos ensinou e respondemos a várias  perguntas.
 Antes do seminário, fizemos uma eleição do Clubinho Ambiental para eleger a chapa e o presidente para ser a nossa boca, nossos  braços e nossas pernas.  As chapas eram A.M.A  (Amigos do Meio Ambiente e A Turma dos 5 R's. E a chapa eleita foi a A.M.A no período da manhã.
Eu, Ana Clara aluna PROGEA do 5º A matutino me despertei, abri meus olhos, enxerguei a realidade, agradeço a Soldado Cicera por me fazer notar o que acontece em minha volta. Agradeço também a Leydiane, a professora Evanir e a escola pela oportunidade de ser uma aluna PROGEA.
 LEMBRE-SE: “TUDO QUE NÃO ECONOMIZA UM DIA ACABA” . OBRIGADA! 

PROGEA LIÇÃO PARA A VIDA TODA!
            (Paula aluna do 5º A Vespertino - 1º Lugar nas redações vespertino)

    O PROGEA é um Programa de Educação Ambiental, nele tivemos doze encontros, todos ministrados pela Soldado Cícera com a participação da Presidente do CODEMA Leydiane.
   Nossos encontros sempre eram realizados de uma forma divertida e dinâmica, pois a Soldado Cícera fazia a aula ficar mais interessante  com seu jeito extrovertido.
  Eu, aluna do PROGEA, aprendi sobre os 5 R's, que são: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar. Aprendemos o quanto as queimadas poluem o ar e o quanto prejudicam a natureza. Muitas vezes precisamos de madeira para fazer algum móvel ou objeto e saímos cortando as árvores sem consciência, mas agora abrimos nossos olhos e despertamos para a vida e vimos que podemos fazer o reflorestamento. Tivemos a grande oportunidade de visitar a usina de triagem e compostagem da nossa cidade, lá aprendemos como separar o lixo orgânico, como separar o lixo comum do lixo hospitalar, quando quebrar um recipiente de vidro, abre-se uma garrafinha pet e coloca-se os cacos lá dentro e põe dentro de uma sacolinha plástica antes de ser recolhido pelo caminhão do lixo.
      Nós vimos a dificuldade dos trabalhadores da usina, a cidade de Presidente Olegário não tem Aterro Sanitário, mas está mais evoluída do que muitas cidades, porque muitas não têm Usina de Reciclagem e nem mesmo Aterro.
   Tivemos também a votação do Clubinho Ambiental com o objetivo de melhorar os problemas da escola, dentre eles o lixo é o mais comum, o lixo não tem solução mas podemos ajudar a minimizá-los pois é nosso dever e obrigação.
    Tivemos um Seminário, com a participação de autoridades, direção da escola, professora e alunos dos 5ºs anos. As pessoas de hoje estão muito sem consciência, vivem desmatando (as árvores), desperdiçando água, mas um dia  ela vai acabar. Nós achamos que a água é infinita, mas se acontecer de ficarmos sem água, ninguém vai querer arcar com as consequências, mas vai ser problema de todo mundo.
    Eu, Paula aluna do 5º A Vespertino, quero agradecer à Soldado Cícera, à presidente do CODEMA, Leydiane, à professora Evanir e à Escola por me ter dado a honra e o privilégio de participar do PROGEA. Faça o que tiver que ser feito agora, pois amanhã poderá ser tarde. E não se esqueça: 
- Para um ambiente melhor: 
- PROGEA! PROGEA! PROGEA! OBRIGADA! 


O bem do mundo
                (Ana Flávia, aluna do 5º ano A vespertino - 2º Lugar nas redações vespertino)

O PROGEA é o Programa de Educação Ambiental que veio nos ensinar a melhorar o mundo com a Soldado Cicera e a presidente do CODEMA Leydiane.
 O PROGEA durou doze encontros, o suficiente para transmitir conhecimentos interessantes sobre o meio ambiente.
Eu, aluna PROGEA, aprendi muito na sala de aula, mas principalmente sobre a visita à Usina de Triagem, onde os trabalhadores da usina separam o lixo seco do molhado,  pois se não separar pode dar chorume. Aprendemos que não devemos consumir muitos produtos industrializados  que provocam muito lixo.  Comprar somente o necessário, não cortar árvores,  não causar queimadas nas florestas, nem no cerrado e outros. Também aprendi os 5 R's:  reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar. Fizemos uma votação de toda a sala com o objetivo de melhorar a escola. Tivemos duas chapas, a mais votada ficou conhecida como Clubinho Ambiental,  os participantes do clubinho são Bruno Alexandre: o presidente, Melissa: a vice presidente, Taynara: 1ª secretária  e  Sávio: 2º secretário.
Em nosso último encontro, a Soldado Cícera fez um Seminário com os alunos do 5º ano A Vespertino e 5º ano A Matutino com a participação de autoridades e a diretora Maria Helena.
Eu, Ana Flávia, aluna do 5º ano A vespertino da Escola Carmem Celina, gostaria de agradecer a Soldado Cícera e a Leydianne presidente do CODEMA, a professora Evanir, a diretora Maria Helena, à escola e a  todos que deram a atenção ao PROGEA.
 Um mundo melhor no futuro depende de ações coletivas no presente.
 Obrigada! 


PROTEGENDO A NATUREZA
(Emilly, aluna do 5º Ano A Vespertino -  3º Lugar nas redações vespertino)

O PROGEA é um programa de Educação Ambiental, foi ministrado pela Soldado Cícera  com a participação da presidente do CODEMA Leydiane Godinho.O  PROGEA foi realizado durante 12 encontros.
Eu, aluna PROGEA, aprendi que devemos preservar a natureza .O desmatamento é causado por nós, seres humanos, para a construção de casas, cidades, pontes, móveis, dentre muitas outras coisas. Ao invés de desmatar, por que não reflorestar? As queimadas são causadas também por nós, seres humanos, que muitas vezes são provocadas, quando jogamos cigarro aceso em um local de vegetação seca, que pode causar a morte de muitos animais, ou até mesmo levar muitas espécies a extinção. 
Durante 12 encontros fizemos uma visita à Usina de Triagem, onde os trabalhadores separam os resíduos recicláveis dos resíduos orgânicos, compactam o lixo que está separado, e o lixo não reciclável é colocado no aterro sanitário.
Tivemos também a votação para o Clubinho Ambiental, com o objetivo de incentivar as pessoas a preservar a natureza porque ela é o nosso único meio de sobrevivência. Tivemos também o seminário, que foi realizado, com a presença de algumas autoridades.           Eu. Emilly aluna do PROGEA, do 5º Ano A Vespertino, gostaria de agradecer à Escola Carmem Celina, à Soldado Cícera, à Presidente do CODEMA, Leydiane Godinho, à Polícia Militar do Meio Ambiente, a profª Evanir e à escola pelo apoio pelo grande privilégio de termos feito a visita à Usina de Triagem e pela oportunidade de ter participado do programa.
Não desmate a natureza  é sua  e a nossa vida também!
Obrigada!

..........................................................................................

POESIAS DESENVOLVIDAS EM 2014


   Todos os anos em nossa cidade temos a Festa da Produção que traz grande alegria e muita diversão, pensando nisto nós, alunos integrantes do JVE, organizamos um Concurso de Poesias entre os dias 09/06 a 04/08/2014, sobre a Festa da Produção para esta 5ª edição do Jornal Vida Escolar.

   Participaram os alunos do 6°ao 9°ano matutino e vespertino. Recebemos um total de 22 poesias, que dará um prêmio no valor de R$30,00 ao ganhador. Vamos fazer um Livro: POESIAS DA FESTA DA PRODUÇÃO – Presidente Olegário 2014, o qual ficará disponível na Biblioteca da E. M. Profª Carmem Celina Nogueira de Castilho e também aqui no nosso blog do jornal.





                                      

   

     Recebemos um texto do aluno Matheus Gustavo de Souza - 6º Ano 2 Matutino, que nos fala sobre a Festa da Produção. Em seguida vamos ler as poesias. Boa leitura!

A Festa da Produção 2014



     Hoje vou falar sobre a Festa da Produção. Ela acontecia em julho, depois decidiram passá-la para o mês de outubro, assim as pessoas podem ir para a Fenamilho na cidade vizinha. Tem também a Festa de Andrequicé, que é uma grande festa que atrai muitas pessoas.
     Por isso a nossa Festa da Produção ficou escalada para o mês de outubro. Na Festa da Produção acontecem diversas atrações, como desfiles das candidatas, comidas típicas, doces e tem muitas bebidas como quentão e batidas de frutas.
    Cantores famosos e até mesmo da região participam da festa, tem brinquedos de parque. No primeiro dia de festa tem os pratos típicos, o sindicato rural envia convites para que as pessoas possam levar seus pratos e todos da festa participam.
     Na festa tem pessoas bonitas e bem trajadas. O que eu mais gosto da festa é o rodeio. Em sua abertura tem uma entrada com a Nossa Senhora de Aparecida, muitos fogos e muita música. Há pessoas emocionadas com a narração do rodeio, os peões são muito corajosos, eles contam com a ambulância da Prefeitura Municipal e também com as enfermeiras que ficam no plantão.
       No final o ganhador recebe um prêmio bom que pode ser uma moto ou um carro.
       Os shows da festa começam muito tarde, mas é muito divertido. Então vamos participar nesse ano de 2014 da Festa da Produção!



Aluno: Matheus Gustavo de Souza - 6º  Ano 2 Matutino


................................................................................................................

Ana Paula André - Ano 1 Matutino
................................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


É Festa da Produção
Meu irmão
Vamos nos divertir
E a festa curtir.

Vai ter rodeio
Bois vão pular
Todos aplaudir
Mas o prêmio o peão vai ganhar.

Shows não podem faltar
Famosos vão cantar
Aqui chega muita gente
E cada show será diferente.

Sem pratos típicos
É difícil de realizar
Comidas vamos saborear
Delas vamos gostar.

O desfile vai acontecer
A estrela vai vencer
Todos vão olhar
Todos vão apreciar.

...............................................................................................................

Ana Paula Araújo Pinheiro - ano 1 - Matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


Todo os anos em nossa cidade
Temos
a Festa da Produção
Que
traz grande alegria
E
muita diversão.

A
criançada se diverte
Nos
brinquedos com alegria
Porque
a nossa maior festa
Nos
traz muita fantasia.

Durante
a Festa no Parque
tem
gente bonita, lazer e leilão
Elegemos
a Rainha
Da
nossa Festa da Produção.

Todo
o povão aguarda
Os
shows e rodeios com emoção
Porque
esta festa se tornou
Nossa
maior tradição.
..............................................................................................................
Ana Paula Tolentino Vargas - Ano 1 Matutino
..............................................................................................................

RODEIO


O
rodeio
É
minha parte favorita
Com
os peões
Tem
muita correria.

Às
vezes os bois
cansados de pular
Deitam
no chão
E
pra casa vão voltar.

E
aquele peão,
Que
teve dedicação
E
não caiu no chão
Vai
ser campeão.

Na
festa da produção
Tem
muita animação
sinto falta
Do
parque de diversão.

Então
se você
Nunca
veio conhecer
Venha
Você
não vai se arrepender.


................................................................................................................

Carlos Alexandre Afonso Santos - ano 3 matutino
................................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


A Festa da Produção vai chegar
Com muita diversão
Para todos alegrar.


Meninas bonitas a disputar
O título a ganhar
Para a nossa cidade representar.

No paiolão vai ter
Pessoas a pular e se alegrar
Outras namorar, beijo prá aqui, beijo prá lá.

Pessoas tristes podem vir
Que vão se alegrar
Pois músicas bonitas vão tocar
E você vai gostar.

Pessoas a desfilar
E o povo a se alegrar
Você vai amar
As pessoas a gritar.

O touro vai pular
E você se alegrar
O peão um prêmio
Importante vai guardar.

Jesus Cristo veio pra ficar
Por causa da festa você vai olhar
E a luz vai descer, vamos nos encantar
Com a beleza que vamos encontrar.

..............................................................................................................
Daniela Ferreira Rosa - Ano 3 matutino
..............................................................................................................

A Festa da Produção Promete


A festa vai começar
E muito eu vou dançar
Alegria vai ter
E muito desfile pra se ver.

O rodeio eu vou ver
Mas muito medo
eu vou ter.

O desfile vai acontecer
Vou ver e pular muito
Na dança namoro vai ter.

Muitas comidas típicas vão ter
Com muita alegria no rosto
A rainha da festa vou ver.

Enquanto houver música
Eu vou dançar
E um par eu vou arranjar!

..............................................................................................................

Daniel Júnior de Lima. - Ano 2 - Matutino.
............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


A Festa da Produção está chegando
Vamos
nos preparando
Os
cantores vão cantar
E as pessoas vão pular e se alegrar.

A
festa em outubro vai começar
E os peões vão se reparando
Para um carro zero-quilômetro ganhar.

As
candidatas vão desfilar
E
a mais bela vai ganhar
E um prêmio
Ela
vai levar.

Muitas
barracas vão ter
E muitos tipos de bebidas
E de comidas
Vão
vender.

O
Paiolão vai ferver
Porque
muitas pessoas vão ter
Amigos vão se encontrar
E a saudade vai matar.

Presidente
Olegário vai mudar
Porque a Festa da Produção vai chegar
O
povo vai gostar
E amar.


..............................................................................................................
Eduardo Pereira Rodrigues Silva - ano 2 matutino
............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

A Festa da Produção
É
uma tradição
Tem
pratos típicos
E
um bom leilão.

A
festa é em outubro
Vamos
todos nas alegrar
Vai
ter rodeio
E
o paiolão pra dançar.

A
festa vai ser boa
Vai
ter vários shows
Os
artistas vem cantar
E
a gente vai dançar.

A
Festa da Produção
É
diversão
Presidente
Olegário
É
a nossa sensação.



..............................................................................................................
Elyara Abadia Alves - Ano 1 - Matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

A
Festa da Produção
Tem
muita animação
Causa
muita diversão
Fonte
de distração
E
de muita emoção.

É
tempo de cantar
E
de dançar
É
tempo de se alegrar
É
tempo de brincar
E
festejar.

O
desfile é esperado
Por
muitos desejado 
Um momento encantado
E
muito festejado.

Na
Festa da Produção
Tem
muita animação
Tem
rainha, tem peão
Onde
tem Festa da Produção
Também
tem alegria no coração.

..............................................................................................................
Eva Maria Souza ano 1 matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

Na hora do desfile
Todos começam se alegrar
Sem medo do dia acabar
E no fim é só aproveitar.

No momento do rodeio
Todos gritam com vontade
Segura peão
E na hora da verdade
O peão cai no chão.

Os pratos típicos
São muito bons de saborear
Tem feijão tropeiro
E escaldado para tomar.

Tem shows para aproveitar
Fique bem esperto
Que na hora que começar
Você assiste ao show bem de perto.

Fogos de artifícios são muito bonitos
É só prestar bastante atenção
Com muita animação
Que tudo fica colorido.

Muitas vezes tem som
Todos começam a dançar
E tudo fica muito bom
De se apreciar.

Barraquinhas têm também
Com jogos e comidas
Todos ficam bem
E vários tipos de bebidas você tem.

Na Festa da Produção
É muito legal de se ir
Então chega aí no seu irmão
E pede pra ele também vir.

..............................................................................................................
Giovanna Vieira Ano 2 matutino
............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


Olá pessoal
Estou
aqui para avisar
Que
a Festa da Produção
Está
para chegar.

Você
não pode faltar
Sei
que vai se amarrar
Pode
até telefonar
E
seus amigos chamar.

Nessa
festa
Uma
rainha vão coroar
E
a beleza dela
Faz
qualquer homem babar.

Nesse
festão
Vai
ter exposição e muita diversão
Tem
também o leilão
E rodeio de peão.

Agora
vou terminar
O
meu pedido
Você
não pode negar
Vem
pra P.O. Festejar.

..............................................................................................................
Kássia Rodrigues Caldas - 1 matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


A Festa da Produção
É um lugar de muita diversão.

Tem muita felicidade
Em muita cumplicidade.

Tem gente de todos os tipos
E até esquisitos.

Fazemos inimigos
Quando somos metidos.

Todo mundo gosta de se distrair
Quando pode sair.

Toda festa tem alegria e tristeza
Aonde tem sempre franqueza.

Mas, aqueles que bebem
Acaba que no final
Sempre tem alguém passando mal.


..............................................................................................................
Laura Nunes Gonçalves 6 º Ano 1 vespertino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO



A Festa da Produção
Começa com dança
Com cantoria
E muita festança.

Vem alguns famosos
Para suas modas cantar
Ano passado teve Gusttavo Lima, ainda bem
E tomara que este ano tenha também.

Tem a nossa Rainha
Que é eleita por beleza
E que por alguns recebe
O apelido de realeza.

É no desfile
Em cima do carro
Que ela fica toda arrumada
Com seu vestido longo
E sua linda tiara.

Tem o rodeio
Que é minha parte favorita
Peão pra ser campeão
Não pode cair no chão.

..............................................................................................................

Matheus Jacinto Pacheco - ano 1 matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

A Festa da Produção vai começar
As
pessoas vão se divertir e a cidade se alegrar
Se
quer diversão é vir participar
Vai
se alegrar tanto, que nem vai acreditar
Até
o final da festa vamos todos festejar
As
pessoas vão ficar felizes a ponto de cantar.

Muitos
shows terão
Você
vai até dançar
Se
falar que não gostou
Na
verdade você pirou
Porque
dessa festa de arrasar
É
impossível não gostar.

Tem
pessoas que de tanto gostar
Vão
pedir para não acabar
Na
festa desfile terá
E
quem quiser participar
É
desfilar.

..............................................................................................................

Marlice dos Reis Araujo Silva Ano 3 Matutino
..............................................................................................................

A chegada da Festa da Produção

A primeira rainha
Lançada
na Festa da Produção foi
Maria
das Dores Araújo, em 1965.

a rainha da primeira festa, em 1983
A
acontecer no Brasil,
A
candidata foi Berenice.

E
assim ela chegou
Agitada aqui
E
no mundo ela foi crescendo.

Ela
trouxe muita alegria
Para
as pessoas
De todas as idades.

Chegou
a aceitar
Nos bois
Shows de montaria.
É muito legal,
Espero que ela cresça
durante muitos anos pela frente.


..............................................................................................................
Renata Aparecida. dos Reis Teixeira ano 1 Matutino
............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

Em
outubro tem muita diversão
Primavera,
dia das crianças e Festa da Produção
Renascer
da vida, preparo da terra
Sem
chuvas que lavam a alma, o mês não encerra.

Pássaros,
borboletas, flores
Nos
campos e jardins uma sinfonia de cores
Celebração
da colheita
A
sintonia entre o trabalhador e a terra é perfeita.

A
Festa homenageia o produtor rural
Que
eleva o município ao cenário nacional
O
agricultor e pecuarista são celebridades
Pois
alimentam as cidades.

A
Festa tem uma programação variada
Nela,
a cultura é privilegiada
Lançamentos
de livros, shows, montaria
Pratos
típicos, desfiles e muita folia.

Nessa
Festa, a beleza feminina é destaque
Com
desfile e eleição no Parque
Boa
aparência, simpatia e dom da oratória
Ano
após ano, o evento fica na história.

A
Festa é realizada em parceria fraternal
Entre
a Prefeitura e o Sindicato Rural
Mas,
quem ganha é a comunidade
Que
é o alvo das autoridades.



..............................................................................................................
Robson Laurindo Nunes Ano 2 Matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

Força Presidente Olegário
Pois é hora de trabalhar, nossa terra cultivar
Vamos todos juntos, nossa terra cuidar.

Semear e cultivar
Amar a nossa terra
Adubar e multiplicar.

Temos que cuidar da vida e da terra
É a Festa da Produção, cultura do milho,
Do algodão e do feijão.

A Festa da Produção tem amor e compaixão
A gente tem a ganhar
Amamos a Festa da produção, que é a nossa paixão.


..............................................................................................................
Rosana Cristina Silva -6º Ano 3 matutino
..............................................................................................................


FESTA DA PRODUÇÃO


A
Festa da Produção
É uma tradição
Todo
ano tem rodeio
No Parque de Exposição.
Tem também
Muitas barracas
Com bebidas
E comidas.

A
Festa da Produção
Tem mais uma atração
Tem
a missa dos produtores da nossa região
Tem
os pratos típicos
Da nossa produção.
Viva a Festa da Produção!

..............................................................................................................

Tailane Aparecida Lemos do Prado - 03 Matutino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO



A Festa da Produção
vai chegar
O
povo se alegrar
Gente
de todos os lugares vai chegar.

Os
amigos divertir
Todos
sorrir
As
rainhas desfilar
Os
jurados a pontuar.

Os
bois vão pular
As
crianças se assustar
O
rodeio vai começar
Os
peões em cima dos bois vão ficar.

Os
cantores vão cantar
Para
o povo cantar e dançar
E
todos se divertir de montão
As
crianças brincar e comer bastante algodão.

Os
amigos se apresentar
E
um namoro arrumar
E
pensar em um dia se casar
E
todos se alegrar.

Ô
dia feliz
O
dia que fiz
Os
amigos se divertir
E
todos vão para casa dormir!
..............................................................................................................

Taylan Prado do Nascimento - ano 2 matutino
..............................................................................................................


FESTA DA PRODUÇÃO

Paiolão
vamos pra
Para
ver eles cantar
Para
nós nos alegrarmos.
Depois iremos ao rodeio
Para
ver os peões pular
Nos bois mais valentes
E
experientes.

A
festa vai começar e a galera
Vai
chegar pra curtir
E
farrear
A gente vai amar.

A
festa vai começar
Vamos
nos alegrar
Para
quando começar
O parque vamos lotar.



..............................................................................................................
Thiago Amorim de Castro - Ano 2 Vespertino
..............................................................................................................


FESTA DA PRODUÇÃO


Não é qualquer festa
É a Festa da Produção
Com muita festa e folia
Comida de montão
Para quem quer se divertir
É bater aqui.

Nossas portas estão abertas
Para que você e sua família
Divirta-se nesta festa
Que mostra como é de verdade
A nossa categoria.

A dança que quero mostrar
É para quem pode acreditar
Na nossa grande e bela folia
Quem gosta da nossa festa
É vir ver a nossa dança
Que tem alegria e nunca tem carranca.

A Carmem Celina junto com a Festa da Produção
Está aqui para educar a sua criança e seu adolescente
A ter um futuro e uma profissão
Também para divertir você e sua família
Aos
domingos com os seus desfiles.

..............................................................................................................

Yasmim Beatriz SIlva. - ano 3 vesp
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO

Sou um peão que tem superação
Monto
no meu touro com muita dedicação
Sou
um peão de bom coração
Que dedica tudo à Festa da Produção.

Quando
abre a porteira a emoção
Toma conta do meu coração
Para
o peão, estar aqui é muita satisfação,
Pois
alegra o povão.

Tudo
que fazemos é de bom coração
Pois
todo mundo gosta da Festa da Produção
Aqui
levamos alegria para todos,
Nós
amamos a Festa da Produção!

Na arquibancada
Quase não sobra lugar
Tem muita gente sentada
Mas também gente sem se sentar
Mas isso não deixa a pessoa desanimar.

E para encerrar
Você não pode faltar
Venha conosco comemorar
A Festa da Produção que mais um ano vai completar.

..............................................................................................................
Verônica Lemos 1 vespertino
..............................................................................................................

FESTA DA PRODUÇÃO


A Festa da Produção
Enche-me de emoção
Essa é a festa da nossa região
É a festa que es no meu coração
É a Festa da Produção.

A Festa da Produção
É uma festa de muita agitação
É a festa da população
Uma festa de animação e curtição
É a Festa da Produção.

É uma festa animada
É uma festa apaixonada
É a festa da rapaziada
É a festa da minha cidade amada.

_________________________________________________________________________________



                          POESIAS DESENVOLVIDAS EM 2013


Esta seção terá exposições das produções de Poesias feitas pelos  Alunos integrantes das Oficinas do Jornal Escolar 


Duas dúzias de versos que deixam a Turma do Jornal Vida Escolar feliz

Cuidar de flor
Abraço com amor
Sentir o calor do seu amor

Brisa do amanhecer
Que me faz te conhecer
Com alegria de viver

Ter uma amiga de verdade
Uma amizade com sinceridade
E tratá-la com dignidade


Viajar para a Prata
Beber leite com nata
Comer batata

Brincar com os animais
Falar de mais
Brincar cada vez mais.

Ir pra escola
Reciclar sacola
E tocar viola

Olhar para o céu
Ter uma amizade com gosto de mel
Conhecer a Torre Eifell.

Ver João de Barro fazendo seu ninho
Ser livre como um “passarin
Terminar os versinhos assim.
Poesia em conjunto: J.V.E. Vespertino


... Outras dúzias de versos que ainda deixam a Turma do Jornal Vida Escolar feliz
(mas que não foram publicado no jornal impresso...)


Dançar balé
Gritando olé
Enquanto o vento balança a maré.

Passarinho voando no céu
Ir pra a roça comer mel
Na casa do meu tio Emanuel.

Panhar manga no pé
Dançar balé
Chupar picolé.


Nadar no rio
Fazer um trilho
Comer milho.

Comer abacate é bom
Mas melhor é comer bombom
E ficar com o sangue bom.

Brincar com os meninos
Jogar com os amigos
Mas não fazer inimigos

Amar a Deus
Orar pra Matheus
Ver o filme do Zeus.


Brisa do amanhecer
Que me faz te conhecer
Com alegria de viver.

Amor de verão
Que aquece o coração
E cantar uma canção.

Eu amo a lua
Eu amo o luar
Mas eu te amo em primeiro lugar.

Andar de bicicleta
Ter uma forma certa
Para se tornar um atleta

Comer pastel
Chamar o Samuel
Dormir em  hotel.

Fazer a unha
E do amor
Ser testemunha

Jogar futebol
Chupar picolé debaixo do sol
Ir a um campo colher girassol.

Em minha casa poder trabalhar
Mexer no celular
Ir a uma festa espetacular.

Na minha casa dançar
Com você a cantar
Com você sempre brincar.

Nadar no lago
Viajar para Chicago
 Recreio demorado

Vaga-lume aceso na mão
No escurinho do porão
Comendo macarrão.

Jogar bola
Viajar para Angola
Namorar na escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário