JOVENS ATENADOS...


  Esta seção terá exposições das produções de textos dos Alunos integrantes das Oficinas do Jornal Escolar 
                                            



A sorteada para a nossa seção PERFIL :
Carolaine Fernandes Santana 
(integrante do JVE)

Idade: 15 anos - Turma: 9º 1 Matutino.
Cidade natal: Presidente Olegário.
Matéria preferida: Português

Seu objetivo de participar do Jornal Vida Escolar é: Levar conhecimento às pessoas e aprender mais com este trabalho.
O que mais gosta de fazer: Gosto de ver filmes de todos os estilos, de ouvir músicas, usar o celular, as redes sociais, jogos de computador e de cartas. Gosto de sair com os amigos, conversar, enfim, me divertir.
Sonho de criança: Ser cantora, atriz, ter uma vida feliz e sem muitos problemas.
Música Preferida: Várias de diferentes estilos.Filme preferido: Gosto de vários filmes, um deles é Premonição 3.Livro preferido: A insônia do vampiro. Autor "Ivan Jaff".Comida preferida: Lazanha.Bebida preferida: Suco de uva.Perfume preferido: Morena Flor.Esporte preferido: Vôlei.Viagem especial: Para mim momentos especiais, são momentos legais, foi em uma viagem em Lagoa Formosa.Lugar que gostaria de viajar: Londres.
O que sua família representa para você: Representa meu motivo de viver, minha proteção.
Profissão para seu futuro: Talvez trabalhar na área de odontologia ou medicina.

Deixe sua mensagem: Tudo o que quiser pode acontecer. Viva sem medo de cair, pois se isso acontecer Deus ajuda você a se levantar ainda mais forte e corajoso. Viva intensamente, pois algum dia o mundo pode não colocar somente uma vírgula e sim um ponto final em seus sonhos. 

Uso das Tecnologias na Educação

                                                       


    "Nascidos Digitais" é uma referência ao fato de se ter nascido em uma época onde tudo se convertia, e ainda se converte, do analógico ao digital. Foi proposto uma reflexão entre os alunos do JVE para apontar quais ferramentas tecnológicas poderiam ser usadas na educação. Vejam as sugestões dos alunos:


  “As redes sociais podem ajudar na educação e interação dos alunos com o professor porque afinal é uma ferramenta rápida e precisa. Acho que tem seu lado bom nisso tudo. Os alunos provavelmente já estão acostumados a esse meio de comunicação e também os professores podem compartilhar ideias e conhecimentos com alunos, dentro e fora da sala de aula, como por exemplo datas para provas, dicas de estudos e até mesmo maneiras corretas de estudar”.
 Elyara Alves, Kássia Caldas e Flávia Nunes 

   As redes sociais estão fortemente presentes no nosso dia a dia, através delas, nós nos comunicamos, nos informamos e nos divertimos. Poderia haver a comunicação entre os alunos e professores a partir destas redes.
Thiago Amorim, Andreia Landim, Wallyson Santos

   Poderíamos estudar através do computador, seria fácil de aprender, poderíamos ajudar uns aos outros através das redes sociais e grupos de mensagens instantâneas entre alunos e professores, pois são aplicativos que a maioria dos alunos não se desconectam. Poderiam nos passar atividades de pesquisas. Poderíamos nos comunicar sem falar alto. Krislley Muriel, Pierry Adriel, Bruno Moreira, Júlia da Rosa Santos, Rodrigo Pereira

   A tecnologia hoje é fundamental. Muitas escolas já usam a tecnologia em sala de aula através de aplicativos, blogs, ferramentas de mensagens entre outros.
Larissa Kaylane

   Poderíamos ter um blog com a explicação das tarefas e conteúdos propostos ou até mesmo vídeos postados no YouTube explicando a matéria.
Luana Batista, Igor Tavares

   Podemos fazer o download gratuito de livros acadêmicos de Educação, Letras, Literatura e Música muito mais, todos em formato digital.
Vinícius Santos

A Wikipédia é boa, tem tudo o que procuramos, embora qualquer um possa modificar ou criar seus conteúdos.
Danylo Ferreira

 O Youtube contém várias vídeoaulas sobre diversas matérias. Podemos também pesquisar no Youtube Educação.

Juliana Pereira Silva, Angelo Thiago, Natalia Sousa e Pryscylla Lorrane



AQUI VOCÊS VÃO ENCONTRAR OS SEGUINTES TEXTOS:

TRABALHO INFANTIL
TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE OS GRÁFICOS DO PROEB  E PROALFA
RECADINHOS REFERENTES AOS GRÁFICOS DO PROEB E PROALFA

INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NA VIDA DOS JOVENS




                 TEXTOS INFORMATIVOS E ARTIGOS DE OPINIÃO: Trabalho infantil

          Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. Além  dos pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos. A ação da justiça se aplica mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
         Na maioria das vezes os pais ou mesmo as famílias  precisam de ajuda por muitas das vezes   terem  dificuldades financeiras e por terem muitos filhos...Crianças e adolescentes andam nas ruas geralmente em cidades maiores pedindo esmola, vendendo objetos, pedindo comida. Em algumas das vezes  os pais também podem ser pessoas viciadas em vários tipos de drogas, que obrigam seus filhos pedirem esmola e algumas  vezes a trabalhar.
       Outras vezes precisam de dinheiro para se alimentar  e até mesmo pagar pessoas  pelo seu abrigo... Crianças de seis, sete, oito anos  e até mesmo de outras idades pegam no  serviço pesado, ajudam em construções , recolhem lixos pelas ruas para vender...
       Muitas Ongs pedem ajuda  para  essas crianças. Exemplos: Em algumas festas por exemplo a de Vazante, pessoas param os carros na rua para pedir alguma ajuda... Os adolescentes podem exercer uma função de aprendizes aos 16 anos. Uma criança que está sendo obrigada a trabalhar perde toda uma fase de sua vida, ela poderia estar estudando, brincando se divertindo no entanto dependente de sua idade poderia ajudar seus pais com pequenas tarefas...
      Hoje, no Brasil, a exploração do trabalho infantil está presente em diversos ambientes, tanto privados como públicos. Em toda a América Latina,  uma em cada dez crianças e adolescentes está em situação de trabalho infantil, em suas mais diversas formas. Ou seja, ele pode estar na casa das pessoas, no restaurante do bairro, na esquina daquela avenida... Há ainda aqueles cuja prática é menos recriminada socialmente.
        
Carolaine Fernandes Santana- 8º 1 vespertino- Oficina do Jornal...


    Eu acho que muitas pessoas de nossa sociedade acham que o trabalho infantil é normal e que as crianças devem trabalhar. O certo é a criança estar na escola, brincando e aprendendo.
As crianças têm direito à proteção e não devem ser exploradas e é o que está acontecendo.
Entretanto, isso tudo está acontecendo no nosso país, não é mentira, é a pura verdade fiquem espertos com isso denunciem se você ver.

Diovany turma: 7º 2 vespertino


        O mundo de hoje é cheio de crianças que estão na rua e por isso não estudam. Antigamente as crianças tropeçavam e ficavam felizes, continuavam a brincar e hoje as crianças tropeçam e  começam a chorar e não param mais. O trabalho infantil tem muito a ver com isso pois as crianças que não estudam e têm que trabalhar vendendo doces ou capinando quintal.                               
         Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade no País. Por exemplo, 29% da população vive em famílias pobres, mas, entre as crianças, esse número chega a 45,6%. As crianças negras, por exemplo, têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do Semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres. Essas iniquidades são o maior obstáculo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por parte do País.
         O Brasil está no rumo de alcançar o ODM 4, que trata da redução da mortalidade infantil. O País fez grandes avanços – a taxa de mortalidade infantil caiu de 47,1/1000, em 1990, para 19/1000, em 2008. Contudo, as disparidades continuam: as crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer, em comparação às ricas, e as negras, 50% a mais, em relação às brancas.
A taxa de sub-registro de nascimento caiu – de 30,3% (1995) para 8,9% (2008) – mas ainda continua alta nas regiões Norte (15%) e Nordeste (20%)   
        No Brasil muitas crianças trabalham na rua pedindo dinheiro para ajudar em casa e muitas vezes nem conseguem muito dinheiro. Mas os pais das crianças não deveriam obrigar as crianças a trabalhar tanto assim porque são crianças e crianças não trabalham, brincam.

Emanuele Silva Ribeiro   Curso: jornal escolar



   No Brasil há muitas crianças que em vez de brincar e estudar são obrigadas a trabalhar para sobreviver. Nas cidades grandes, muitas ficam em faróis fazendo malabares,  para no fim do dia não terem dinheiro suficiente para suas necessidades básicas .
   Sou contra o trabalho infantil, isto tem que acabar de uma vez por todas, pois como diz no Estatuto da Criança e do Adolescente é proibido a escravidão de crianças para o trabalho!
    Se toda criança tem direito de brincar, estudar e muitos outros direitos, por que os sonhos das crianças estão sendo destruídos pelo trabalho ?
  Então chegamos a conclusão de que a infância das crianças que trabalham está sendo destruída, pois até os 16 anos,  o trabalho infantil é crime .


Flávia Nunes Fonseca – 6º 1 vesp.



Muitas crianças de nossa sociedade sofrem com o trabalho infantil.
Lugar de criança é na escola para aprender, brincar e viver a vida. Hoje a realidade no Brasil é muito diferente da de outros países.
As crianças não devem ser exploradas, nem trabalhar de forma alguma, praticando atividade que vá prejudicar a infância.
Criança deve brincar, aprender e se divertir, não deve trabalhar.

Juliana Pereira Silva – 7º 01  

Diante de nossa realidade, vamos falar sobre uma irregularidade abolida em nosso país; mas ainda muitos cidadãos desta sociedade capitalista e tributária ainda praticam este tipo de crime. Trabalho infantil não é uma filha dedicada nos seus deveres de casa ou um adolescente fazendo uma faxina em casa, trabalho infantil é quando alguém, por falta de condições econômicas fazem vários tipos de trabalho: como na lavoura, no semáforo, na prostituição etc. Eu acho que existem outras formas de ganhar dinheiro sem se expor ou afetar a saúde. A pergunta que passa por mentes intelectuais:vale mais ajudar a família do que passar a infância acabando com a saúde e perdendo o direito de brincar e ser feliz?

Luana Abadia7º 01 vesp. 

                             
      Em 1998,de acordo com o IBGE 4,5 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, trabalhavam, o que corresponde a 12,5% do total nessa faixa etária, sendo que 53,8% estão em áreas rurais, agricultura familiar e dois terços não recebem remuneração. Ajudar a limpar a casa, cuidar dos irmãos, etc, não devem ser confundidas com TRABALHO e devem ser reforçadas como necessárias e desejáveis como formas de atuações solidária em situações cotidianas

Natália dos Reis Sousa Araújo   6ºano1 vespertino Profª:Vanusa Viana

No mundo de hoje ainda existe crianças que vão para as ruas em busca de emprego para ajudar nas necessidades de casa,ou as vezes são forçadas a trabalhar e com isso abandonam os estudos.
Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes como no Brasil.
Na época da revolução industrial, a exploração do trabalho dos operários tornou-se uma fonte de enormes lucros para os capitalistas, os donos de fábricas empregavam muitas crianças, grande parte delas recrutados nos orfanatos ingleses.
Uma forma para que isso seja excluído da sociedade é criando leis e órgãos responsáveis, como por exemplo o PETI (Programa Erradicação do trabalho infantil) que vem ajudando a tirar crianças e adolescentes de ruas e empregos escravos, levando para locais onde aprendem artesanatos, culinárias e vários outros.
Foi criado também um movimento para introduzir na Constituição de 1988, o reconhecimento dos diretos da criança e do adolescente chamado ECA.
Alem da criança e do adolescente ter seus direitos elas também merecem um local de moradia saudável, limpo, um local de aprendizagem (escola) e com respeito onde todas as pessoas podem dar exemplo de vida para esse menores.

De acordo com os meus pensamentos, o adolescente depois dos quatorze anos poderia abrir exceções para que pudesse trabalhar apenas meio período onde poderia receber um salario minimo para no futuro se tornar um bom profissional e digno de suas escolhas.

Patricia de Cassia Silvério ANO:8º 01 PROFª Vanusa Viana PROJETO: Mais Educação


       As crianças precisam de espaço para brincar.
      Para os pais, já não é mais possível deixá-las brincando na rua com vizinhos.
      As crianças são o que temos de mais precioso e precisam da nossa atenção para viver dignamente. Esta fase da vida que chamamos de infância, precisa ser bem vivida. Como estamos olhando para nossas crianças?

Suelen   7º ano 2 vespertino

    Legalmente as crianças hoje tem garantido o direito a um nome, nacionalidade, a saúde e a educação. Por isso existem: Peti, Minas Olímpica, orfanatos e entre várias outras coisas.
 Desde 1998, de acordo com o IBGE, 4 milhões de crianças são exploradas no trabalho infantil em trabalhos em lavouras, capinando lotes vagos, etc.                           
     Desde o processo de superação da ditadura militar, vivemos um dos momentos mais marcantes de nossa vida política. Lembre-se: não explore  crianças!       
   Diga não ao trabalho infantil e todos fazem a sua parte!

Thais Cristina Felix da Silva   Professora:Vanusa Viana

    Uma forma de violência silenciosa e das mais cruéis.
    Violência que rouba o que a criança tem de mais precioso: O direito de ser e de viver como criança.
    E as nossas crianças estão sem lugar para brincar, respirar e se divertir. 
    E lugar de criança é na escola. Essas pessoas que obrigam as crianças trabalharem  não tem compaixão consigo mesmas.
    Tenha amor com as nossas crianças elas são o futuro do nosso país!
                
Vanessa Machado   Profª: Vanusa



     O trabalho infantil no Brasil é um problema social que ainda não acabou, muitas crianças sofrem de escravidão no Brasil, em vez de estarem estudando para ter uma vida melhor, estão sofrendo trabalhando em fazendas debaixo do sol quente.

    Durante o processo de superação  da ditadura militar, vivemos  um dos momentos mais marcantes de nossa vida política, quando o movimento Criança  constituinte recolheu, milhões de assinaturas para introduzir na constituição  o reconhecimento dos direitos da criança e do adolescente. Dois anos depois, esse movimento influenciou decisivamente na criação do Estatuto da criança e do adolescente-ECA. Promulgado em julho de 1990, o ECA completou 21 anos,  ele se caracteriza por ser uma das legislação mais avançadas do mundo.
    Na última década, o governo brasileiro ratificou convenções internacionais sobre o assunto e o combate ao trabalho infantil se tornou prioridade na agenda nacional. Foram criados órgãos, alteradas as leis e implantados programas de geração de renda para as famílias, jornada escolar ampliada e bolsas para estudantes, numa tentativa de dar melhores condições para que essas crianças não tivessem que sair de casa tão cedo para ajudar no sustento da família.
     O número de jovens trabalhando diminuiu de mais de 8 milhões, em 1992, para os cerca de 5 milhões hoje. Mas especialistas afirmam: o momento de inércia ainda não foi vencido e, se o trabalho que está sendo feito for suspenso agora, vai ser como se nada tivesse acontecido.
   Quando a criança trabalha, geralmente perde o acesso a educação aumentando ainda mais o número de analfabetos. Quando adulta, ela pode ter um "emprego" ruim pela falta de estudos aumentando também o número de subemprego do país.

Victor  Daniel da Silva – 6º 1 vespertino


O trabalho infantil é um crime, porque tem vários tipos de trabalhos contra a “escravidão” infantil. Não é autorizado o trabalho infantil em nenhum lugar do mundo.
As crianças que trabalham, tem muitos calos nas mãos, porque utilizam produtos químicos, muito peso, elas correm até risco de morte, todas as pessoas que escravizam crianças ou até mesmo adultos, e outras pessoas descobriram, denunciaram e foram presas.
Escravizar crianças e até mesmo adultos é um dos maiores crimes que eles podem cometer principalmente contra crianças. Crianças tem é que brincar, estudar, ter uma família, não trabalhar de forma abusiva.
Eu não sei porque algumas pessoas escravizam se sabem muito bem que podem trabalhar e ganhar o seu próprio dinheiro.

Vinícius Nunes Bertoldo 6º 1 vespertino




ARTIGO DE OPINIÃO

Trabalho infantil




Eu sou contra o trabalho infantil, acho que as crianças têm que brincar, pois ao brincar a criança aprende muito mais. Se elas trabalharem em vez de estudar quando elas crescerem seu rendimento escolar pode ser bem menor que de uma criança que teve o tempo de brincar e de ser livre. Mas infelizmente essa é a dura realidade de algumas famílias que vivem em condições sub-humanas, suas crianças começam a trabalhar logo pequenas e não tem a sua liberdade, não por seus pais serem severos, mas sim, por eles necessitarem de uma pequena renda a mais para sua própria sobrevi-vência. No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diz que toda criança tem direito ao lazer. Mas não vejo isto acontecendo, pois apesar de minha cidade ser pequena não há área de lazer para as crianças, como escorregadores, balanços, etc. Já tivemos, porém algumas pessoas destruíram, eu acho que deveria haver conscientização de ambas as partes, pois não adianta conscientizar apenas o governo da necessidade de construir novos parques, mas também tem que haver a conscientização destes vândalos para não destruir o patrimônio publico.

 Brena Roberta Alves 8º ano 1 Matutino   Oficina de Jornal




Para mim o trabalho infantil é muito ruim. Hoje em dia o povo fala que não existe mais, mas infelizmente ainda existe. Um dos locais que ainda tem é a região nordeste, mas mesmo sendo proibido, ainda existe.

O trabalho infantil tinha que acabar, mas isso vai ser muito difícil pois a maioria das pessoas não enxergam isso.
Graças a Deus está diminuindo o trabalho infantil, mas tinha que acabar, para acabar é só a gente valorizar o próximo.
Se dependesse de mim, eu lutaria para acabar com o trabalho infantil, mas não dou conta, pois ainda sou muito nova e pouca gente iria me apoiar, principalmente aquelas que se beneficiam deste mal.


Kássia Rodrigues Caldas Turma: 8º ano Matutino  Projeto: Jornal Escolar

No mundo todo  mais ou menos 12 por cento das crianças são exploradas por causa do dinheiro: são obrigadas ao trabalho ambulante em centro de cidades, meio de rodovias etc...
 Por isso foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente para proteger as crianças e os adolescentes do trabalho pesado e prejudicial a saúde. Temos que agir contra isso e ajudar essas crianças, para que possam ter um futuro bom, igual ao que você sonha ter, um futuro promissor, saudável, com educação e responsabilidade. Assim como eu, você também pode TENTAR ajudar essas crianças a crescer de bem  com a vida.

Maria Raquel Silva Liberato  6º 1 mat.  OFICINA DO JORNAL ESCOLAR


No mundo há muitas crianças trabalhando, ao invés de estudar e brincar.
Mas as leis nem sempre são cumpridas conforme está escrito.
Eu acho que todas as leis tinham que ser cumpridas no papel e na vida real.
Essas crianças trabalham em baixo de sol quente e de chuva, as vezes não recebem salário, comida, roupas, muitas vezes não têm moradia. Elas começam a trabalhar novas.
No Brasil há ainda muito trabalho infantil, foi criando o Estatuto da Criança e do Adolescente, proibindo a exploração do trabalho infantil, mas muito precisa ser melhorado.

Natalia Aparecida Silva Pereira 7º ano 02  Oficina Jornal Escolar


O trabalho infantil infelizmente está em todo o Brasil, e vamos dizer no mundo também. Hoje há relatos de pessoas que quando pequenas sofreram com o trabalho infantil.
A criança tem todo o direito de brincar, ser livre e não ter atividades remuneradas até os 16 anos de idade, contudo muitas crianças trabalham pesado para ajudar em casa, onde são obrigadas a encarar cargas diárias pesadas para ganhar muito pouco.
A criança perde toda a liberdade, perde toda a chance de se desenvolver de forma sadia, pois começa a criar responsabilidades que ainda não seria a hora de tê-las.
Alem disso, dos milhões de brasileiros que estão na condição de aprendizes (entre 14 e 16 anos) encontram-se desempregados, ou executando tarefas agrícolas, sem nenhuma remuneração e com condições de trabalho precárias. Isso não é vida! Temos de lutar contra o trabalho infantil, lugar de criança é na escola!

Pedro Henrique Santana Braga  ANO: 8º - TURMA 2 Jornal Escolar



Eu sou contra o trabalho infantil porque  toda   criança  tem  o  direito de  ser feliz e brincar.
Eu  quero  abrir os olhos de todos, porque  toda  criança tem  o  direito  de  aprender e  viver a vida.
O trabalho infantil prende as crianças, evitam que  elas  aproveitem  a  sua infância.
Então fique  de  olhos  abertos! O  trabalho infantil é crime.
Não deixe que uma pessoa acabe com a infância de uma criança.Um dia esta criança poderá salvar sua vida porque elas são o nosso futuro.

Rafael Santos 
Eu sou contra o trabalho infantil, pois acho que na infância as crianças devem brincar,  pois é uma época que não volta mais, lugar de criança é na escola, é poder brincar com os amigos e não na rua trabalhando para ajudar em casa. O governo deveria aumentar o valor do Bolsa Família para que ajudasse um pouco mais as famílias necessitadas.
O trabalho infantil é proibido no Brasil, mas hoje em dia muitas crianças com menos de 14 anos já trabalham em serviços pesados. Saem da escola cedo demais para trabalhar, o que é errado. Quando precisar do estudo não vão ter, trabalham embaixo do sol quente e as vezes muitas com fome.
Quando a criança trabalha, geralmente perde o acesso a educação, aumentando ainda mais o número de analfabetos. Quando adulta, ela pode ter um emprego ruim pela falta de estudos, aumentando também o número de subemprego do Brasil.

Stéphany Aparecida de Paz  Ano: 8º 1 matutino  Projeto: Jornal Escolar




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TEXTOS REFERENTES AOS GRÁFICOS DO PROEB E PROALFA


Ciclo de Alfabetização


Olhando os resultados dos gráficos do PROEB e PROALFA de Minas Gerais, percebemos que os resultados de porcentagens do 3º, 5º e 9º ano de 2006 a 2012 eram satisfatórios, só que diminuíram conforme aumentavam os anos escolares. Estavam com uma porcentagem boa, depois foi diminuindo.
Passando para um estado de atenção. Com o passar dos anos o resultado passou para insatisfatório, principalmente em Matemática, quem estava com melhor desempenho caiu muito nas notas escolares, no ano de 2010 os resultados foram de 37,5 para 29,7% em 2011 em Português e no 3º ano do Ensino Médio conforme o resultado. Isso foi muito ruim para o desempenho dos alunos. O resultado do terceiro ano do ensino médio caiu bastante também principalmente em Matemática.
Juliana Pereira Silva - 7º 01 V
Diovany Davi Rosa - 7º 02 V.


Desenvolvimento de alfabetização

De acordo com os gráficos feitos pelo governo de Minas Gerais mostra que os alunos das redes estaduais de Minas Gerais estão cada dia mais progredindo para um futuro melhor. Mas alguns estão deixando de lado os estudos para se importarem com novas tecnologias, interesses de adolescência.
Nos anos de 2006 à 2012,os resultados do PROALFA do 3° ano das redes estaduais do estado de Minas Gerais tiveram bons resultados, os alunos que mais se desempenharam estavam na faixa de 49,0 para 87,3%; os alunos medianos tiveram o resultado de 20,0 para 7,4%; os mais fracos obtiveram 31,0 a 5,3%. E suas metas a alcançar para os anos de 2013 a 2015 foi 91,7 a 97% para os alunos mais desenvolvidos; os medianos com 5,4 para 1,5% e os mais fracos de 2,9 para 1,5%.
Nas redes municipais do estado os resultados estão mais baixos em relação ao índice das escolas estaduais ficando na faixa de 42,7 para 73,6% os alunos mais desenvolvidos; 22,1 para 14,1% para os medianos; os mais fracos de 35,2 para 12,3. 
Mas em relação aos anos anteriores os alunos municipais estão evoluindo. As Metas para os anos de 2013 a 2015 nas escolas municipais: os alunos mais desenvolvidos passarem de 76,0 para 81,6%;os alunos medianos 14,6 para 14,1% e os mais fracos 9,4 a 4,3%.
Foram feitos pelo PROEB pesquisas do ciclo e complementar dos alunos dos 5º anos em relação a disciplina de língua portuguesa e Matemática nas escolas estaduais, considerando que foram avaliados por meio das provas feitas pelo governo (Prova Brasil).
Em língua Portuguesa os resultados se elevaram para melhor os alunos continuaram progredindo e os alunos mais fracos diminuíram para melhor .
Já nas disciplinas de Matemática permaneceram com bons desempenhos e os alunos em atenção abaixaram..
No 9° ano os resultados estão bons em relação as matérias anteriores, no Ensino Médio teve decadência por falta de atenção ,comportamento, e vários outros problemas que os adolescentes de hoje estão passando.
Patrícia de Cássia Silvério - 8º 1 V. 
Vanessa Machado Araújo -7º 1 V.


  
RECADINHOS REFERENTES AOS GRÁFICOS DO PROEB E PROALFA



ALERTA AOS ALUNOS

“Eu acho que os alunos tinham que se dedicar mais aos estudos, pois cada ano que passa o rendimento só piora e isso vai só piorando cada vez mais e esses alunos nem se importam”.
Kássia Rodrigues Caldas – 8º 01 M

Algumas mídias podem fazer com que alguns jovens deixem o estudo de lado.  Eles ficam horas e horas, frente a internet, a TV entre outros. Até deixam de prestar atenção na aula pensando no que vão fazer depois da aula, se vão brincar, mexer na internet, ver televisão... E o estudo como fica? Alguns jovens não querem saber de estudos e sim de diversão, às vezes os pais até culpam os professores por mau ensino. 
Quanto mais o tempo passa, mais estes jovens não querem saber dos estudos.
Natália Dos Reis Sousa Araújo 6º 1 V.

Nos últimos anos, os alunos não querem mais pegar o caderno e estudar, apenas alguns ainda pegam firme e levam a sério.
Mas se não levar a sério, no futuro não vão ter um bom emprego...
Em vez de ficar brincando de vídeo game, mexendo no computador, por que vocês não pegam o caderno ou livro e vão estudar!
Porque você não deixa meia hora do seu dia para o estudo!
NATÁLIA APARECIDA SILVA PEREIRA 7º 02 M

Sentiu-se um aumento na  progressão na educação das crianças, a partir de 2006, do 3º ano ao 5º ano,  nas escolas de Minas Gerais.
Mas do 9º ao 3º ano estes valores diminuíram, isso se dá, creio eu por más influencias de amigos que não querem nada com a vida, só se preocupam com computadores (redes sociais), celulares, etc...
Você, que quer vencer na vida, reserve pelo menos meia hora do seu dia para estudar!
Maria Raquel Silva Liberato  6º 01 M

Eu penso que os alunos deveriam se responsabilizar e se dedicar mais aos estudos, pois conforme os gráficos, o nível de acertos dos alunos está dimi-nuindo muito com o passar dos anos, principalmente em Matemática e Português. 
Samuel Ximenes Sousa e Silva – 8° 1 M.

Para os alunos da Escola Carmem Celina  dou um conselho: estudar muito e tirar muitas notas boas para quando chegar no final do ano não ficarem desesperados e ficarem falando que vão tomar bomba.
E é isso! Vamos estudar muito para que o Brasil seja o primeiro em educação. Conto com vocês!
Natyely dos Santos Lima - 8°1 M.


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 A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NA VIDA DAS PESSOAS




Quando as crianças e adolescentes assistem demais televisão eles perdem uma parte de sua vida, crianças precisam de ar livre, de atividades físicas.
A televisão pode ser uma diversão para muitas pessoas (adolescentes, crianças) mais ainda há vários perigos nessas mídias no mundo em que vivemos... Os adolescentes muitas vezes nem saem da frente da televisão ou da internet, quando saem é apenas para comer, tomar banho, muitos perdem até a vontade de sair...
A mídia exerce uma grande influencia na cultura das pessoas, no modo de se vestir, comer, quanto ao ler ou assistir. Se pararmos para observar, só tomamos conhecimento dos acontecimentos, através da mídia. A mídia nos fornece os conceitos de ideias e padrões do que é certo ou errado, além da família e da escola.
O jornal nos trás informações que muitas vezes talvez nem  existam (informações manipuladas) ou nos trás informações que não nos deixam expressar nossas opiniões. Somos atingidos todos os dias de diversas maneiras pelas mídias, sempre nos vendendo algo, um produto, uma vida, um sonho.
A internet faz com que os jovens fiquem navegando o dia todo, durante todos os dias em facebook, twitter, enfim nas diversas redes sociais... Isso nos influencia no nosso dia a dia em cada ação que fazemos.
Mas a internet pode nos oferecer pesquisas e programas educacionais, há também muitos jogos de aprendizagem.
Na TV há muitos canais educativos, escolares e jornalísticos que expressam opiniões, traz reportagens, matérias..
Os jornais trazem notícias onde podemos ficar informados sobre o que se passa pelo mundo, além de entretenimentos, como cruzadinhas, histórias em quadrinhos, palavras cruzadas entre outros. Precisamos saber separar o joio do trigo.
Carolaine Fernandes Santana, 8º 1 Vesp.
Emanuele Silva Ribeiro, 7º 1 Vesp.
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A influencia das mídias na vida dos jovens

As influencias nas mídias vem crescendo a cada ano que se passa.
Vários jovens inventam  doenças para as mães para poder faltar a aula e poder ficar em frente às redes sociais. Esses jovens podem ficar até 4 semanas sem ir á aula.
Algumas mídias trazem benefícios outras não. Por exemplo:  nas redes sociais os jovens podem receber ameaças  e não contar a um responsável, até podem ser perseguidos de casa à escola sem saberem.
Já a TV tem os dois lados: pode ter críticas, xingamentos, mas também possui programas educativos com desenhos animados, programas que ensinam a desenhar, até criar o seu próprio brinquedo, etc.
Natália Dos Reis Sousa Araújo 6º 1 V.

                
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A televisão não é um veículo de comunicação nocivo, mas de- pendendo dos programas, podem interferir na formação da criança e do adolescente. Os jovens estão deixando de lado a chance de poder brincar com outras crianças para assistir TV e com isso, às vezes podem se tornar obesos, menos inteligentes eaté mesmo violentos. Alguns adultos também não se preocupam com o que as crianças assistem e se comunicam pela internet (redes sociais). A realidade mostra casos em que crianças marcam encontros com pessoas desconhecidas. A mídia também pode modificar o estilo físico, fazendo com se torne uma pessoa de acordo com as leis da sociedade: magras, com padrões fora do normal e desenvolver um consumismo exagerado, com prioridade de marcas mais conhecidas. Em geral a mídia proporciona músicas com letras fáceis, para que sejam rapidamente “decoradas” pelas pessoas e rapidamente esquecidas também, para que o mercado midiático continue constantemente lucrando com a venda de seus produtos. Com isso a população fica acostumada com o simples, com o que não é necessário refletir. Existem também aspectos bons em relação a mídia, por exemplo as notícias que se passam no mundo todo, assim podemos ficar informados, podemos nos comunicar com parentes, ou amigos que estão longe, facilitando até as compras, sem precisar sair de casa. As mídias podem viciar, portanto procure esquecer um pouco das tecnologias e procure meios em que se possa estar junto à natureza e se sentir melhor.
Patrícia de Cássia Silvério - 8º 1 V. 
Vanessa Machado Araújo -7º 1 V.

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Influência da mídia na vida dos jovens

A mídia influencia muito a vida dos jovens. Na maioria das vezes, os pais já leram alguma coisa a respeito dos efeitos da televisão na vida das crianças. Para as pessoas assistir televisão é “relaxante”. Quanto mais tempo a pessoa vê televisão menos atividade intelectual ela faz.
Embora você fique muito tempo, sem produzir nenhum pensamento a sua mente fica ligada ao programa que você está assistindo.
Afirmações positivas: ajuda a pessoa a se informar, a melhorar seu conteúdo, ficar por dentro dos assuntos que estão acontecendo no mundo ex: internet, jornais, revistas, televisão, etc.
Afirmações negativas: influencia a pessoa a vestir, a calçar, comer e beber e que marca usar. Influencia a pessoa também a deixar de fazer aquilo que gosta. Talvez deixa de fazer coisas que gostava, para ver televisão, mexer na internet, ler revistas, jornais. Talvez não sai mais de casa por causa da televisão ou outros meios de informação. A mídia exerce uma gigantesca influencia sobre seus expectadores. Independente do fato que a mídia esteja expondo, ela se faz como a representante da voz do povo. Quando os meios de comunicação descobriram este ''poder'' eles perceberam que não necessariamente deveria haver uma precisa previsão das tendencias, mas que quaisquer tendencias anunciadas (verdadeiras ou não), seriam tomadas como verídicas e assim seguida por
aquela nação.
Isso é a influencia da mídia na vida das pessoas.

Diovany Davi Rosa 7º 02 V
Juliana Pereira Da Silva 7º 01 V
Luana Abadia Batista 7º 01 V

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A influência da mídia

A sociedade mundana e consumidora sempre nos manda o que fazer por influencia das mídias, sejam elas impressa, TV, rádio etc. Jovens e crianças caem na bobeira de alienar aos ricos e milionários que são consumidores e jogam dinheiro fora como se não houvesse amanhã. Quando é jovem a vontade de ser igual a seu grupo, tribo ou gangue aumenta, fazendo você se tornar um compulsor da moda e do estilo: Nike, Adidas, Fila, Conduta, Acostamento. O jovem mostra para os demais estas marcas como se tivesse um troféu. Então do que adianta ter sua liberdade se a sociedade dita que devemos ser magros e anoréxicos. Devemos ter mosso próprio corpo e modelá-ló como quiser. A gente não deve ser bonito para os outro, reproduzindo o modelo ditado pela mídia e sim se sentir bem dentro de si.
Portanto não adianta ser livre e ficar preso na ditadura do corpo, roupa e das redes sociais. Nós devemos impor a nossa moda, nossa corpo, nosso estilo, devemos ser diferentes, impor a diferença para não ser preso sem grade na sociedade consumidora e mundana.
Luana Abadia Batista - 7º 1 V.



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A influencia das mídias na vida dos jovens

   A influencia que a televisão e os computadores fazem para as crianças é muito ruim, em alguns sentidos.
   A TV pode possui muitos programas ruins por exemplo: novelas, Big Broder Brasil. A Internet  também influencia os jovens com as redes sociais:  facebooks entre outras.
   A TV também influencia através de  músicas simples, de fácil decorar, como funks, pagode, com letras depreciativas.
  Todas estas influencias são prejudiciais na vida das  crianças e adolescentes que acessam certos blogues  ou assistem alguns programas que não são de sua faixa etária.
   As pessoas no geral são prejudicadas porque há propagandas que falam o que você deve comprar, como por exemplo: compre esta cama de casal, ligue para este número que está aparecendo na sua tela...
    E estas propagandas estão  te influenciando para comprar alguma coisa que na verdade talvez você nem precise comprar, estas propagandas parecem serem simples e verdadeiras mas na verdade é uma FARSA! 
 Vinicius Nunes Bertoldo 6º 1 V
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A influencia das mídias na vida dos jovens

Os jovens de hoje pensam em ter computadores, celulares tudo de alta tecnologia e também em comprar roupas e tênis que estão na moda. Alguns programas de TV influenciam muito os jovens a expor para outras pessoas uma imagem ditada pela mídia, inclusive os que tem problemas financeiros, causando problemas familiares.
Alguns pais querem que seus filhos sejam muito informados sobre alguns artistas, tudo indica que a mídia que mais influencia na vida dos jovens é a televisão, porque quase todos os programas ensinam o jovem a se expor. Mostrando um corpo sarado, roupas da moda e consumir tecnologias avançadas.
O bom das mídias é que deixam as pessoas mais informadas sobre as notícias do mundo e também tem entretenimento, nos informando sobre a vida dos famosos. 
Os meios de comunicação são os responsáveis por informar a população de fatos ocorridos e de fatos que poderão ocorrer. Assim, nos dão informações históricas do presente e do que ainda vai acontecer, como previsão do tempo, carros que ainda vão lançar, sobre a cura de determinadas doenças.
Victor Daniel Silva 6ºano 1

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 A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA VIDA DOS JOVENS

Há influência da mídia na vida de crianças e adolescentes de  todos os níveis,  pois estamos nos tornando marionetes humanas ou melhor marionetes do consumismo, sendo manipulados por nossas sacolas de compras. Por isso não se deixe levar por uma marca famosa,  o importante não é a marca e sim você se sentir bem.
 FLÁVIA NUNES FONSECA 6º 01 V.
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"É importante lembrar que a maior influência no comportamento
humano é indireta, sutil e cumulativa – não é direta. Muito se perde, muito se ganha, acredito que toda forma de cultura é válida e a mistura cultural sempre se faz necessária, temos que mudar para evoluir, isso é fato. A mídia se beneficia pois, o interesse do público pelo comportamento de outros povos é grande, gera audiência, gera dinheiro. E a divulgação cultural contribui para a evolução cultural, portanto, uma mão lava a outra. A mídia é um fator fundamental na vida da sociedade, sem ela a sociedade fica aquém da realidade. Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial.
A mídia exerce uma gigantesca influência sobre os seus espectadores. Os meios de comunicação são os responsáveis por informar a população de fatos ocorridos e de fatos que poderão ocorrer. Assim estes dão informações históricas, presentes e futuras, como a previsão do tempo, tendências, dão conceitos e procuram evitar a violência e o uso de drogas    na adolescência.
Suelen Cristina Alves - 7º 2 V.
Thaís Cristina Féliz da Silva - 6º 3 V. 








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