SEÇÃO SAÚDE E BEM ESTAR

Esta seção terá exposições das produções de textos dos Alunos integrantes das Oficinas do Jornal Escolar 
PUBLICAÇÕES 1ª EDIÇÃO
Álcool
Bulliyng
Obesidade na Adolescência

PUBLICAÇÕES 2ª EDIÇÃO
Gravidez na Adolescência
O mundo e a Ciência
Respeito aos mais velhos
Como tirar espinhas do rosto
Como baixar o nível de glicose do sangue
Receita de brigadeiro


Álcool
A droga mais velha da humanidade

Em  geral, os homens são mais resistentes à bebida que as mulheres, porque tem mais água no corpo, o que dilui o álcool. Além disso, produzem em maior quantidade uma enzima que quebra suas moléculas.
Com 1 ou 2 doses, a inibição vai desaparecendo. Acontece uma mu-dança de estado de espírito: aquele problema aparentemente insolúvel já não parece tão terrível assim. Fica-se auto confiante. Depois de 3 doses, diminui a coordenação motora do indivíduo que chega a derrubar o copo. A essa altura, ele perde um pouco da capacidade de julgamento – isto é, de distinguir o certo do errado.
Pela lei brasileira, quem tomou 3 doses, não pode mais dirigir. O máximo permitido é 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. Isso equivale a 2 copos de uísque.
O papo que estava bom já fica difícil após 4 doses. Isso acontece porque o cérebro tem dificuldades para funcionar. Essa quantia afronta não só o raciocínio como também causa restrições sociais.
A hora de parar já passou. Com 5 a 6 doses, o álcool causa danos à capacidade motora. Andar torna-se uma tarefa difícil e penosa. As emoções ficam exageradas chora-se por uma bobagem ou morre-se de rir por uma piada sem graça.
Com 7 a 8 doses, o indivíduo começa a fazer força para conversar, mas a fala sai arrastada. Para piorar, a vista fica embaçada. A coordenação motora e a capacidade de raciocínio são prejudicadas.
Quem chegar a 9 ou 10 doses passa a ver tudo dobrado. De pé, lembra um bebê que está aprendendo a andar. Tarefas simples como amarrar os sapatos ou assinar o cheque da conta é praticamente impossível. Perigo de explosões emocionais, como chamar um bruta-montes para uma briga. A partir de 11 doses, ocorre a perda total das inibições. É quando o bêbado fica "folgado". Em alguns casos, ele não entende o que se passa à sua volta. Se passar de 15 doses, pode entrar em estado de choque. Com mais de 25, a parte do cérebro responsável pela respiração ameaça falhar. Perigo de morte.
Pedro Henrique Santana Braga  8º 2 Matutino
Izabel  de Fátima Rodrigues Pereira  6º 1 Matutino


________________________________________

ALCOOLISMO

O alcoolismo começa quando a pessoa começa a querer “provar” do mundo de outra forma. Conhecendo algumas amizades que a influenciam, provando o primeiro copo ou a primeira lata, depois quanto menos se percebe já esta embriagada. E com o passar do tempo ela fica necessitando daquele estado que o álcool proporciona e é assim que se torna uma alcoólatra.
Já se tornou algo normal você se deparar com uma pessoa alcoolizada na rua ou em outro lugar. Até por causa do próprio erro do governo de tornar o álcool uma Droga Lícita.

Brena Roberta Alves 8º 01 MATUTINO

________________________________________


    Alcoolismo

    Quantas vezes alguém já te ofereceu bebidas alcoólicas? Você aceitou? Parece que estou te chingando, mas se você aceitou, tu é muito burro!
     Porque nunca devemos beber bebidas principalmente quando é oferecida por desconhecidos, então se você tem uma família pense bem antes de aceitar, o resultado de um simples gole pode acabar com uma vida inteira, seja a sua ou a de quem for!
     Você quer acabar assim? Acho que  não!!!




EQUIPE: Maria Raquel Silva Liberato  6º 1 Matutino
              Natália A. Silva Pereira  8º 4 Matutino
OFICINA JORNAL ESCOLAR.
________________________________________

Alcoolismo na Adolescência

Muitas pessoas não dão importância ao problema do álcool, pois, por ser uma droga lícita, ou seja, vendida legalmente, pensam que não afeta a saúde do usuário. Mas não trás nenhum benefício a sociedade sendo uma droga licita. Qualquer um pode ter acesso a ela, mesmo sendo menor de idade... 
Vamos agora mostrar um pouco do efeito do álcool no organismo das pessoas e suas consequência:
- Se ingerido por um longo período, o álcool tem efeito corrosivo sobre os órgãos, principalmente o fígado e o pâncreas, causando cirrose hepática, problemas digestórios, circulatórios, neurológicos e câncer, alem de perda de vitaminas.
- Quando o usuário deixa de consumir a droga por um determinado período, ele pode passar pela síndrome de abstinência, que tem sintomas como, tremores físicos, desmaios, alucinações, ansiedade e mal-estar.
O alcoolismo é isso, uma dependência forte desde que você comece, e difícil parar, isto é, um vicio incontrolável.




Stéphany Ap. de Paz – 8º 01 matutino
Samuel Ximenes Sousa e Silva – 8º 01 matutino
Kassia Rodrigues Caldas 8º 01 matutino
________________________________________

O alcoolismo

O álcool (cerveja, wisky e outros) é substância que faz mal para a saúde.
Muitas pessoas bebem e a maioria morre em acidentes. A maioria da população bebe dirigindo.
Por isso temos que tomar muito cuidado, pois pode custar a nossa vida.
Então para tomarmos mais  cuidado a gente não pode dirigir bêbado e também devemos evitar o uso do álcool e sempre pedir alguma pessoa para dirigir no lugar de quem está bêbado.

Natyely dos Santos Lima 8º 1 matutino

 ________________________________________

Alcoolismo


O alcoolismo é um vício que muitas vezes não se consegue controlar pois a pessoa que já está viciada não consegue resistire  bebe. Mas há casos de raridade que pessoas pararam de beber.
As pessoas que bebem podem ter graves consequencias, pois quando bebem, elas não conseguem se alimentar, pois a única coisa que querem é beber ou seja, ela só se alimenta do álcool.
Essas pessoas só bebem e não comem, pois seu alimento é a bebida e como essas pessoas não comem comida saudável poderá lhe trazer uma grave consequencia, que poderá levá-la à morte
Se a pessoa ingeriu bebida demais, adquire uma doença chamada CIRROSE.
Depois que uma pessoa tem essa doença, não poderá mais ingerir ou tomar nenhum tipo de bebida alcoólica, pois se a pessoa ingerir álcool, com essa doença, a CIRROSE, poderá ser fatal, ou seja pode levar a morte.
Hoje em dia há várias pessoas dando CIRROSE por causa de bebida alcoólica.
Mas talvez um dia as pessoas enxerguem que não vale a pena perder a vida por causa da bebida alcoólica.

Bianca Cristina Fernandes – 7º 3 matutino

________________________________________

                                                       Alcoolismo




Álcool, vício que te domina, toma conta do seu corpo, de você. Você quer álcool toda hora e acha que não faz mal beber. “Mete a cara”, usa todo seu dinheiro, vende tudo o que tem para poder comprar mais álcool. Até que venham os resultados no seu corpo. E na cama do hospital, no fim da sua vida, você pensa: O que fiz da minha vida! E vê que gastou-a toda com o álcool.
Agora, morrendo, você se arrepende. Agora é tarde. Então, você que ingere o álcool, se arrependa enquanto ainda há tempo.

Rafael Jacinto dos Santos  7° 01 matutino

------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

Textos Bullying:
Bullying
Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais, virtuais (cyberbullying) ou físicas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motiva-ção evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. Causando dor e angústia, pois ela não têm a possibilidade ou capacidade de se defender. É realizado dentro de uma relação de força ou poder. A maioria das pessoas confundem o bullying, simplesmente como atribuição de apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. Mas o bullying, ou cyberbullying (virtual) é toda a intimidação e humilhação feitas às pessoas. Chega de Bulliyng, Não Fique Calado!
Victor Daniel Silva  6º 1 Vespertino
Vinícius Nunes Bertoldo  6º 1 Vespertino

___________________________________________

Cyberbullying - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem. Como tem se tornado mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens. Atualmente legislações e campanhas de sensibilização têm surgido para combatê-lo.

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Temos inclusive o chamado “Bullying inominado” que é quando o sujeito envolvido não sabe o nome correto da violência vivenciada.

Carolaine Fernandes Santana - 8º 1 Vespertino

___________________________________________

Bullying

É um termo utilizado para descrever atos de violência até mesmo físicos e
psicológicos, muitas das vezes isso acontece por via da internet, nas redes sociais.
Muitas pessoas, em geral, que sobrem Bullying tomam remédios e alguns também  tentam se suicidar.
Muitos conhecidos ou até mesmo desconhecidos podem se tornar um haquer de sua própria rede social, cuidado!
Esse termo foi estabelecido por Dan Olweus. Professor de Psicologia de Universidade da Noruega, foi o fundador do principal do programa de prevenção do bullying a nível mundial.
Há 2 tipos de Bullying: O Bullying direto que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e o Bullying indireto, sendo essa forma mais comum entre mulheres e crianças tendo como característica o isolamento social da vítima.

Gyberbullying




É um pratica que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, tem se tornado mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens.


EQUIPE:
 Patricia de Cássia Silvério - 8º 1  - Vesp.
 Vanessa Machado Araujo - 7º 1 - Vesp.
 Emanuelle  Silva Ribeiro 7º 1 - Vesp.

PROJETO: Mais Educação
PROFESSORA:Vanusa Viana

___________________________________________

Bullying


A palavra bullying significa ato de violência física ou psicológica causando dor ou angustia ao indivíduo agredido. Na maioria das vezes a pessoa agredida pode também ser o agressor, como forma de se defender. Isso ocorre geralmente quando não tem nenhum adulto por perto,e a pessoa agredida não fala sobre a agressão com ninguém. O bullying se resume em três:
1-comportamento agressivo
2-a agressão ocorre várias vezes
3-a agressão também ocorre quando não há entendimento entre os envolvidos.

O bullying direto é mais cometido pelos homens, o indireto mais cometido pelas mulheres. As pessoas fazem isso com a intenção de dominar quem está sofrendo a agressão. Mas mesmo assim o bullying tem que acabar,diga não ao bullying.

Alem de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar,crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas podem apresentar doenças psicológica e sofrer algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

A maioria das pessoas confunde o bullying, em só dar apelido às pessoas associando a prática à escola. No trabalho qualquer ato de intimidação e humilhação das pessoas é considerado bullying. No caso dos vizinhos qualquer ato proposital de incomodar os outros é considerado bullying.

EQUIPE:

Diovani Davi Rosa - 7º 2 - Vespertino
Juliana Pereira Silva - 7º 1 - Vespertino
Luana Abadia Batista - 7º 1 - Vespertino



Desenho feito pela aluna Luana 





OFICINA DO JORNAL ESCOLAR - MATUTINO 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Textos Obesidade:
A obesidade na adolescência



 A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.
Complicações possíveis
Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão altadiabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.
Bem, além das doenças e suas complicações, a obesidade pode ser motivo de Bullying, pois a imprensa mostra um modelo de “beleza” só se a pessoa for magra, isso gera uma “não aceitação” da própria pessoa, com isso além da insegurança dela, a sociedade colabora para a sua exclusão.

Brena Roberta Alves

A obesidade na adolescência é muito comum, pois é nessa fase que se come mais doces, salgados e etc... alimentos ricos em sódio e muito açúcar. A obesidade é monitorada pelo estresse, depressões e ansiedades.
Para se tratar, precisa fazer muitos exercícios, comer alimentos saudáveis e se tratar com uma nutricionista.
Galera, só posso incentivá-los a não acabar com sua beleza, pois a vida é bela e só está começando. Para vocês ficarem de olho no que vão comer!

Izabel de Fátima Rodrigues Pereira 6º 1  TURNO: matutino

Muitas pessoas acham que a obesidade é um defeito da pessoa, mas não é, pode ser da genética, mas a má alimentação também ajuda, por exemplo: frituras, refrigerantes, doces e comer fora de hora e não fazer nenhuma atividade física.
Muitas vezes as pessoas obesas são humilhadas em público, nas
escolas, ruas, lojas,  pelos próprios vendedores...
Temos que nos prevenir para não ficarmos obesos, cuidando da nossa alimentação, porque a obesidade prejudica nossa saúde, nossos estudos e prejudicando até a FELICIDADE da pessoa!
Você não quer ficar assim, quer ?

Equipe: Natália Aparecida Silva Pereira e Maria Raquel Silva Liberato
OFICINAL DO JORNAL ESCOLAR




A obesidade é quando uma pessoa está acima do peso. Para evitarmos a obesidade temos que comer saladas, frutas, verduras e também praticar exercícios físicos para manter o corpo e a vida saudáveis. Segue um conselho: não ficar muito(a) nervoso(a) pois contribui para a má alimentação. Temos que comer bem para que o nosso corpo seja amigo da balança. Um dos motivos que influencia na obesidade: as saídas com os amigos para comer hambúrguer, tomar milk shake,  comer batata frita e tomar refrigerante, estes são os vilões, pois são muito gostosos e são também os piores inimigos porque fazem engordar cada vez mais.
Se adquirirmos e mantermos estes hábitos, na fase adulta ficará mais difícil de emagrecer. Além de causar doenças cardiovasculares e a má formação dos ossos entre outras.
Vamos manter nosso corpo em forma!


Natyely dos Santos Lima Turma:8° ano 1 turno: matutino

A obesidade na adolescência é um problema muito comum, pois prefere-se comer “burundangas” a frutas e verduras, e ficar na frente do computador em vez de praticar exercício físico.
Mas em certo ponto a pessoa sente-se feia e tenta mudar, emagrecer mas esta tarefa é realmente um desafio e alguns acabam por desistir e continuam obesos para o resto da vida.
E assim, quando a pessoa atinge uma certa idade, vêm os prejuízos que podem ser gerados ou agravados pela obesidade como: diabetes, problemas cardíacos, entre várias outras doenças. Além do problema para comprar roupas e sapatos muitas vezes são vítimas de bullying.

Rafael Jacinto dos Santos 7º ano 01 vespertino

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa dos apelidos dos alunos que não sabem que isso prejudica mais ainda o problema.
O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
As crianças em geral ganham pesos com facilidade devido a  fatores como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros, porque elas comem muitas coisas desnecessárias que contém muita gordura e açúcar, que não são eliminados pela falta de exercícios físicos.
A obesidade é um problema que afeta qualquer tipo de pessoa e em qualquer idade, dependendo como vive e sua tendência de herança genética, quem tem essa tendência de ficar obeso deve evitar certos tipos de comida, pessoas que sofrem de depressão tem maior facilidade de engordar.

Equipe: Stéphany Aparecida
            Samuel Ximenes
            Kássia Caldas



A Obesidade
A obesidade é um problema que hoje em dia grande parte da população do Brasil está com ele.
A obesidade ocorre quando as pessoas comem certos alimentos inadequados.
Quando isso acontece a pessoa tem de fazer exercícios físicos para ajudam a melhorar a saúde da pessoa e a queimar calorias.
Mas quando a pessoa fica obesa, muitas vezes é por falta de cuidados, pois ficam obesos por falta de interesse por si próprio, aí as pessoas ficam destinadas a obesidade.
Hoje no Brasil muitas pessoas ficam obesas por causa de ficarem só em casa, sem a prática de exercícios físicos.
O que várias pessoas não sabem é que a prática de exercícios físicos ajudam a manter a saúde do corpo e combate a obesidade, que um dia causará algum problema em sua saúde.
As pessoas obesas são aquelas que raramente praticam exercícios físicos, não se preocupam com os alimentos que comem, se alimentam de qualquer coisa, não se importando com o que vão lhe provocar.
Pense que a obesidade pode impedir sua vontade de viver, faça exercícios físicos!

Bianca Cristina Fernandes – 7º 3 matutino
----------------------------------------------------------------------------------------------


PUBLICAÇÕES DA 2ª EDIÇÃO DO JVE

Quaisquer que sejam os costumes é importante cuidar da saúde









Em alguns países como a China, que não possui mais capacidade territorial para absorver um número elevado de indivíduos, a maternidade é controlada pelo governo e cada casal só pode ter um filho. Em outras culturas como em tribos indígenas e alguns países africanos a gravidez é sinônimo de saúde, riqueza e prosperidade.
Em qualquer idade, preferencialmente quando o casal estiver preparado, caso ocorra uma gravidez, a gestante deve fazer o acompanhamento pré-natal para compreender melhor as mudanças que acontecem em seu corpo e no bebê. É uma oportunidade de conversar abertamente com um profissional que prestará esclarecimentos às “mães de primeira viagem”.
Carolaine Fernandes Santana 8º1M.
Kássia Rodrigues Caldas - 8º 1 M.


Alerta:
Gravidez na adolescência

    Muitas adolescência e jovens iniciam suas vidas sexuais cedo, no começo tudo são rosas. Assim como uma linda rosa, por um simples descuido, esta rosa murcha. É isso O que acontece quando falamos de gravidez na adolescência.
   Já imaginou, você sendo mãe ou pai na sua adolescência? Há muitos namorados passando por esse drama. 
  Os jovens estão se relacionando cada vez mais cedo, com isso iniciam também a vida sexual.
  Muitos jovens acham que o sexo é uma bobeira, coisa comum, mas não sabem que as consequenciais eles levarão por toda a vida.
  Mas o mais alarmante são os índices de mães e pais jovens no Brasil, é muito alto! Consequência de se ter uma vida sexual ativa cada vez mais cedo.
   Mães e pais jovens não conquistam seus sonhos e ambições, ou quando se consegue, já é mais tardio. Na maioria das vezes sua família não os apoiam. 
   Geralmente os futuros pais não assumem a responsabilidade. Enfim, até hoje, o sexo é um tabu na sociedade. 
    A mídia muitas vezes descreve o sexo como uma ousadia, um romance, um caso comum nos dias de hoje. 
    A falta de conhecimento e orientação dos pais é um forte fator. Nas escolas falam muito sobre sexo para alertar a população jovem, que não é só uma gravidez indesejada, pode se contaminar com várias doenças como: AIDS, Sífilis, Herpes etc.
     Portanto tudo tem sua hora e lugar, se você está pensando em iniciar sua vida sexual, lembre-se das consequenciais que isso pode trazer e a responsabilidade. Ter um filho não é como ter uma boneca, que você troca de roupa e a deixa jogada num canto. Um filho precisa de amor, carinho, e envolve o lado financeiro e não poderá ser jogado num canto, feito a uma boneca.
    A gravidez pode ser indesejada, mas o filho gerado pode ser um anjo na sua vida, mas cautele-se!
Luana Abadia Batista 7º1 vespertino


Gravidez

     Eu acho que a gravidez na adolescência é muito ruim, pois os pais e mães adolescentes não aceitam aquela gravidez e a maioria dos pais não os apoiam.  E a responsabilidade só aumenta. Com tudo isso eles pensam que a vida acabou e fazem várias besteiras...
  Creio que a(o) adolescente perde seus sonhos, não pode sair como saía antes com seus amigos e isso faz com que sua adolescência acabe.
   A adolescência é uma fase bastante conturbada em razão das descobertas das ideias opostas às dos pais e irmãs, formação da identidade,  fase na qual as conversas envolvem namoro brincadeiras e tabus. 
   É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta.
Diovany Davi Rosa 7º 2


   GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    E muito comum no Brasil acontecer a  gravidez na adolescência, mas nas famílias destas jovens, na maioria das vezes, elas não têm o apoio necessário. Então algumas destas crianças,  que não têm culpa de nada, são jogadas em bueiros, redes de esgoto, rios e lagos. Isto  é crime! 
   Mas tem jovens que não fazem isso com seus bebês e por isso têm seus sonhos adiados,  pois as mães prodígios tem que cuidar  de seus filhos. 
    E a maioria delas podem entrar numa depressão pós parto. 
    Então tome todas as devidas precauções. Tudo deve ter a hora certa para acontecer.Para ter filho precisa responsabilidade!
Flávia Nunes Fonseca 6º 1 vespertino             


Gravidez na adolescência

   Antigamente, a gravidez na adolescência  era um descuido, pois não tinham informações  nem  métodos contraceptivos. Hoje temos muitas informações desde casa até a escola.
    Adolescentes tem impulsos e não pensam no que poderá acontecer, quando acontece se desesperam, ficam com medo das consequências e às vezes abortam ou, quando nascem, deixam em latas de lixo, dentro de banheiros e não imaginam que aquela criança não veio ao mundo porque desejou.
   Isto é crime!    
   Ainda bem que existem pessoas do bem, que quando vêem esses absurdos procuram ajudar, cuidando como se fossem seus, ou levando para abrigos e  fazendo doações. 
   Lembrando também que uma das consequências da gravidez precoce é a marginalização, porque a criança que nasce sem a ajuda da família, sem exemplo de vida, vai à procura de conselho na sociedade, onde entra para o mau caminho, sem poder voltar.
   Geralmente, quando o garoto percebe que engravidou a adolescente, abandona-a, por pensar que um bebê é uma consequência ruim para sua vida.
   Na maioria  das vezes, a criança não é cuidada pela mãe, passando a responsabilidade para a avó. 
    Como consequência, existem as doenças sexualmente transmissíveis que podem levar à morte, como a AIDS, que  destrói as células de defesa do corpo, até ficarem sem e que pode levá-lo à morte por uma simples gripe. 
    Por isso procurem pensar bem antes de praticar esse atos, pois além de prejudicar sua vida, pode acabar com suas noites de sono, seus estudos, sua vida profissional, sua liberdade de sair com os amigos,  pois uma criança precisa de cuidados e atenção.
   Não se entregue para alguém que diz que “ama” pois a única coisa que você tem de bom é o seu corpo, E ELE É SAGRADO, depois que acontece não querem saber mais de você. Espere o tempo certo para cada parte de sua vida.
DÊ TEMPO AO TEMPO......
Patrícia de Cássia Silvério


GRAVIDEZ

    Acho que a gravidez na adolescência não é bom, pois as meninas dessa idade não tem maturidade para cuidar de uma criança. Visto que elas também são crianças e não conseguem cuidar de uma nova vida.
   Na maioria das vezes, nunca se usam os meios de prevenção. Dizem que não precisa, que não vai acontecer com elas. Mas isso pode ser um risco de se contrair doenças como a gonorreia, clamídia, herpes entre outras...
    Muitas adolescentes engravidam cedo para fugir das obrigações, mas acabam tendo uma obrigação muito mais difícil.
    Muitas vezes os pais não apoiam e elas largam aquela criança inocente em bueiros, lixo, rios em outros lugares, como assistimos muitas vezes nos jornais.
Juliana Pereira da Silva 7º 1 vesp

Gravidez na adolescência

   A gravidez na adolescência envolve problemas físicos, emocionais, sociais entre outros.  Também se caracteriza pela imaturidade física, funcional e emocional. Existem vários métodos para evitar a gravidez, um deles é a camisinha. É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar sobre a gravidez com seus pais. Às vezes, o pai também não dá o apoio e amor para seu filho, porque ainda é adolescente e  não têm uma profissão para poder sustentá-lo.
Victor Daniel Silva 6º 1


Gravidez na adolescência

   A maioria dos jovens não têm planos para o futuro. Com a falta de orientação sexual e a mídia que passa aos jovens a sensação de liberdade sexual, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.
   É importante que a adolescente faça pré-natal para que compreenda melhor o que está acontecendo consigo mesma.
     Após a adolescente ter seu bebê, fica mais difícil ir á escola, não pode ir a festas,  pois tem uma criança para cuidar.
    Algumas adolescentes podem até abandonar as suas crianças,  pois as suas próprias amigas podem rejeitá-la após terem a criança.
    Eu acho que algumas adolescentes deveriam pensar no futuro e ter uma criança somente quando ficar adulta.
Natália dos Reis Sousa Araújo - 6º 1 vespertino

Gravidez na adolescência

    A adolescência já é uma fase complexa da vida. Além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças. Outros assuntos preocupam e permeiam as mentes dos jovens: escola, vestibular, profissão, etc.
   Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e a destruição familiar. Seja por separação, seja pelo corre-corre do o dia a dia, os pais estão cada vez mais afastados de seus filhos. 
   Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos, dá ao adolescente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa muitas vezes, a não ter a quem dar satisfações de sua rotina diária, vindo a procurar os pais ou responsáveis apenas quando o problema já se instalou.
Vinícius Nunes Bertoldo


Gravidez na adolescência

   A gravidez na adolescência ocorre por falta de cuidados, não se prevenindo. Hoje há várias formas de se prevenir para não se engravidar na adolescência, com o uso de camisinha ou outros meios.
    É preciso saber que engravidar antes dos 15 anos, pode trazer riscos ao bebê, pois  eles nascem prematuros.
    Conforme pesquisas, muitas das adolescentes grávidas, principalmente na região Norte do país, querem ter filho, pois acreditam aumentar o seu nível na sociedade.
   O que elas parecem não saber é que para cuidar de crianças tem de passar noites sem dormir...  Não poder passear com os amigos.
    A maioria das adolescentes que engravidam sem planejar não querem o bebê, não contam para os pais que estão grávidas e eles não percebem, pois em alguns casos as adolescentes conseguem esconder que estão grávidas.
    E na hora de ter o bebê vão ao hospital, muitas nem fazem o pré-natal, depois os pais das adolescentes ficam sabendo e a  reação é de muito espanto.
    Os adolescentes não pensam na gravidez,  mas quando acontece tem de se responsabilizar e cuidar do filho.
    A vida sexual gera riscos,  pois há uma doença muito perigosa chamada Aids que pode levar a pessoa á morte.
   Sem noção do que pode acontecer elas engravidam, mas elas precisam pensar antes em terminar os estudos para sim, depois poder cuidar dos filhos, com carinho e condições financeiras.
Bianca Cristina Fernandes. 7º 3 Matutino.

Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência é um problema muito comum pela falta de responsabilidade.
Quando um menino vira pai, ele ganha outra vida na qual ele tem que ter responsabilidades, começar a trabalhar para sustentar seu filho e assim ele tem que crescer precocemente, passar a ser um adulto.
“Para muitos desses jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientações sobre o sexo e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens, além da comum fase de fazer tudo por impulso sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.”
Fonte: A Gravidez na adolescência - Brasil Escola
RAFAEL JACINTO DOS SANTOS 7º 1 vespertino


Gravidez na Adolescência

  O que está feito, está. E o que resta  é ter bom senso e muito amor para criar um ser que provavelmente terá gravidez prematura. 
 Com certeza a adolescente que está gravida precisa do apoio da família, muitos pais abandonam as filhas por terem engravidado. Muitas mães abandonam seus bebês...Ou os entregam para os pais, que acabam sendo criados pelos avós.
Walyfer Junior dos Santos 7º 3 M

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é um erro, pois o corpo ainda não está pronto para abrigar uma criança.
Para cuidar de  uma criança, a vida requer muitos cuidados, pois uma criança dá muito trabalho. Se você tiver um bebê, você não pode mais sair com os amigos como antes, pois tem uma vida para cuidar.
Então jovens, dou um conselho: Estude, curta a vida para que, no futuro você seja alguém, tenha um bom emprego  e um  rumo na vida, assim poderá cuidar como se deve de uma criança, quando tiver mais responsabilidades e condições. 
Natyely dos Santos Lima  - 8°1 matutino


-------------------------------------------------------------------------------------------------
RESPEITO AOS MAIS VELHOS


  Precisamos compreender os mais velhos para que tenhamos uma vida com mais felicidade, união e respeito para com todos no seio da família. “Devemos distribuir o perdão para receber a paz.”
Talvez pelas ambições com as realizações no futuro, nós jovens, nos esquecemos que sem os idosos não teríamos nem a vida que temos hoje. Todos nós precisamos dos conselhos dos mais velhos. Eles são fontes de informações, porque viveram mais, já tiveram mais aventuras, experiências e emoções que nós. Por isso, eles querem a nossa obediência, para não tropeçarmos no presente e nem no futuro. Eles já fizeram muito por nós, então, na sua velhice, merecem que tenham uma vida com mais dignidade.
Visitem os mais velhos, os lares de idosos, eles precisam de carinho e atenção.
Quando descobri o que sou para Deus, a opinião da oposição a meu respeito perdeu o efeito, quando descobri o que Deus é para nós, isso sim muda todo o sentido e um sentimento de uma vida!”.
Texto coletivo: JVE Mat. e Vesp.

Cresci em uma família onde o respeito e a autoridade eram as bases de nossas atitudes e isso é claro influenciou muito no meu caráter. No meu caso, a minha autoridade máxima, é minha mãe. Ela é uma figura bem distinta, trabalhadora e muito forte. Me ensinou que respeito é fundamental principalmente com os mais velhos.
Pedro Henrique S. Braga – 8º 2 M
..........................................................................................................................

A CIÊNCIA


     O conhecimento científico tem prolongado o tempo de vida de nossa espécie. Sem ele poderíamos perceber o ar, mas não conseguiríamos entender que nele há oxigênio e outros gases. Veríamos relâmpagos, mas não conheceríamos a eletricidade. Poderíamos achar bela a variedade de formas de vida, mas ela seria incompreensível e caótica. Nunca iríamos imaginar que somos compostos a partir das mesmas moléculas básicas. Se não existisse a Ciência nós não iríamos saber o quanto de poluição existe, não saberíamos que há o aquecimento global. Não teríamos como cuidar, para evitar a extinção dos animais. Não teríamos como prevenir ou tratar várias doenças e as crianças ainda continuariam a ter vários problemas de saúde quando adultas, como por exemplo a paralisia infantil. Não saberíamos como estão os componentes do nosso sangue, se temos anemia ou não. Seria um caos, se não tivéssemos a ciência ao nosso lado para nos ajudar.V

Eduardo Tolentino Santos 6º1 M.


O mundo e a ciência

       Não haveriam  as máquinas que temos hoje, pois o homem é o ser da inteligência. 
      Se não houvesse a ciência, não haveria a cura para várias doenças.
      Os cientistas tentam prever o futuro e acabam inventando máquinas. O que faz ficar ainda mais parecido com o futuro que queremos conhecer,  o futuro que queremos para nós e para o próximo.
   Em 2045, será possível comemorar 150 anos de vida com aparência de 30, não haverá mais doenças como Câncer ou Alzheimer, a medicina será apenas preventiva e as pessoas só morrerão se quiserem. Eu penso que o futuro é o meio mais eficaz do meio ambiente ser melhor e de poder conviver com toda a ciência possível. 
Diovany Davi Rosa 7º2 

..........................................................................................................................

Como tirar espinhas do rosto

Retire a polpa da uva, bata no liquidificador, passe no rosto e deixe agir por 20 minutos. Corte a cenoura, bata no liquidificador, passe no rosto e deixe agir por 30 minutos.
Natyely dos Santos Lima - 8º 1 M.

..........................................................................................................................

Como baixar o nível de glicose do sangue
ocê sabia que a água do quiabo faz baixar o nível de glicose do sangue? Alunos do Colégio Tiradentes, em Patos de Minas, entre ele Welles Oliveira que é de Presidente Olegário, fizeram uma pesquisa e com-provaram que o uso da água de quiabo diminui o nível de glicose do sangue. Os alunos apresentaram o resultado da pesquisa no quadro “Jovens Inventores” no Programa Caldeirão do Huck e receberam o prêmio de 30 mil reais.
Natália dos Reis Sousa Araújo 6º1V

..........................................................................................................................


RECEITA DE BRIGADEIRO

1 colher de sopa de chocolate em pó
½ colher de sopa de margarina
1 caixinha de leite condensado

MODO DE PREPARO
Coloque a colher de margarina em uma panela coloque a caixinha de leite condensado, o chocolate em pó e misture até endurecer.
Enrolar se for de agrado.
Juliana Pereira da Silva

..........................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário